sábado, janeiro 21, 2006

APELO

Amanhã Portugal vai a votos!
Sim, Portugal. Infelizmente...

A partidocracia fez mais uma vez o seu trabalho: a escolha prévia dos candidatos "de todos os portugueses", o livrinho, a canetinha, o aventalinho, a bolsinha, ..., o beijinho!
Feiras, mercados, lojas, ruas do nosso Portugal, numa invasão a que já nos habituámos. Uma invasão imposta pelo sistema partidário, que ninguém quer, ninguem gosta, mas que todos acolhem com mais um "beijinho" ao candidato! "Que ganhe, é ele a minha escolha..."

Grande mentira esta!...

Ninguém escolhe ninguém!
Ninguém pediu um Cavaco, um Alegre, um Soares, um Louçã ou um Garcia Pereira, muito menos um Jerónimo que avance com "confiança"! Como ninguém pediu que existisse tanta coisa que compramos enganados do nosso próprio desejo, impulsionados pelas massas consumidoras.

O que Portugal reclama, inegavelmente, é alguem que segure o leme e encaminhe o barco em direcção certa, sem desvios à direita ou à esquerda que atrasem o progresso da embarcação lusa.
E a isso, só a isenção do Rei pode preencher de resposta!

Protestemos.
Revoltemo-nos!
Pelo Rei,
Por Nós,
Por Portugal!

terça-feira, janeiro 17, 2006

Novos Paradigmas

A Internet como a conhecemos, esta que serve de canal ao ciberespaço de Wolton em que partilhamos este texto num interacção sem precedentes nas novas tecnologias acessiveis a leigos, é hoje fruto de uma corrente social desenvolvida na segunda metade do século XX por aqueles a quem Pierre Levy intitula de "jovens metropolitanos educados".
Esta força nova de ideias e de projectos sem fins definidos, abstracta a esse ponto, baseou-se na concepção de um espaço que não o é, um lugar que não existe, numa incomensurabilidade extrema onde, utópicamente, habita o liberalismo ideológico, moral e económico. Esse "espaço" é este mesmo, onde vos escrevo, onde me interpretam, onde construimos o hipertexto global do ciberespaço...
Mas questionemo-nos sobre as razões da emergência destas concepções comunicacionais, em que o acto de comunicar se altera na sua inclinação temporal, espacial e porque não dizer ideológica! É que de facto existe toda uma teoria subjacente a estas evoluções tecnologicas como suporte de uma novissima forma de contactar.
Marshall McLuhan defende no seu pensamento histórico do processo evolutivo das formas de comunicar que, se todos os meios de comunicação são providos de bias, segundo Harold Innis, então essas caracteristicas terão alguma influência no produto comunicacional que suportam. Logo, neste ponto dá-se uma viragem de estudo e de perspectiva: "the media is the message".
Assim, não será estranho se dissermos que a Internet, como meio carregado de caracteristicas específicas, tenha por si só uma mensagem, um propósito! E era precisamente isso que os tais "jovens metropolitanos educados" tentavam e tentam. Criar pois, um ciberespaço que fale ideológicamente, independente do seu conteúdo comunicacional: a mensagem deste media será a da universalidade, salvaguardando a distância do conceito de totalidade universal.
Esta universalidade depende portanto, segundo Levy, de algo a que este intitulou de "inteligencia colectiva". Será essa inteligência a não permitir o processo totalizante do universalismo.
Mas não será irreal pensarmos em tal possibilidade?
Contudo, se assim não for, a Internet arrisca-se a ser dominada e ecriptada pelas grandes potências, numa lógica comercial de liberalismo económico extremo...
Tudo para constactarmos que estamos perante um novo paradigma comunicacional sem precedentes: o paradigma multimédia.
O que será dele?
O que será do espaço como "produto cultural"?
O que será da comunicação?
Que cada um responda na sua participação "ciberespacica"!
Nós respondemos com este blog.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Independência!

Porque todos os dias a celebramos:

Portugueses, celebremos
O dia da Redenção.
Em que valentes Guerreiros
Nos deram, livre, a Nação.

A Fé dos Campos d’Ourique,
Coragem deu, e Valor,
aos Famosos de Quarenta,
que lutaram com Ardor.

P’rá frente! P’rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Avante! Avante!
É a voz que soará triunfal.
Vá avante, Mocidade de Portugal!

Que se restaure Portugal. Urgentemente!

98º Aniversario do Regicidio

Caros Amigos,
Aproxima-se mais um 1.º de Fevereiro. Data que marca todos os Monárquicos e a Casa Real Portuguesa, pelo 98º aniversario do Regicidio que assassinou barbaramente Sua Majestade Fidelissíma El-Rei D. Carlos I e Sua Alteza Real, o Príncipe Real D. Luís Filipe.

No próximo dia 1 de Fevereiro, a Real Associação de Lisboa irá inaugurar uma placa junto à Praça do Comércio, na Rua do Arsenal - local do crime - pela 17h00, para lembrar ao Povo Português desse crime que manchou as páginas da Nossa História-Pátria.

Convoca-se todos, não só os Monárquicos, mas todos os que se orgulham do nome Portugueses, que partilham do sentimento de estar frontalmente contra o acto assassino que vitimou um Rei e pai de Família e um Jovem Príncipe e filho.

Como já é habitual às 19h00 vai ser celebrada uma Missa em São Vicente de Fora com a presença de Suas Altezas Reais os Duques de Bragança, seguindo-se uma Romagem ao Panteão Real onde o Senhor D. Duarte depositará uma Coroa de Flores junto aos túmulos de El - Rei e do Príncipe Real.

É importante a presença de todos!!!

Viva Portugal!!!

Viva o Rei!!!